Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condessa de Melo

Condessa de Melo

29
Out20

Das memórias do 4.º Conde de Mafra

Rafaela da Silva Melo

Um texto raro e muito importante para mim. Obrigada por me enviar!

Médico de D. Carlos I, o professor D. Tomás de Melo Breyner descreve nos dois volumes de memórias publicados a época da sua juventude, durante o reinado de D. Luís I. Neste trecho descreve o início da temporada de ópera no Teatro de São Carlos.

                                                        ph-scarlos.jpg

                                                                    Teatro de São Carlos

[ABERTURA DA TEMPORADA LÍRICA em 29 de Outubro de 1878.]

O dia de anos D'el-rei D. Fernando era havia muito tempo a data escolhida para a inauguração da época lírica no Teatro de S. Carlos com uma récita de gala.

E que belo espectáculo era uma dessas récitas!. Vi-o pela 1.ª vez nesse ano.

Enchente à cunha nos camarotes e plateias.

Nesse tempo havia a plateia superior à frente e a geral atrás. Um lugar para a primeira custava um quartinho ou fossem 1.200 réis antigos, para a segunda sete tostões.

À entrada da Família Real a orquestra tocava o hino e todas as senhoras e homens se punham de pé sem exceptuar o Latino Coelho sempre bem educado. Por isso lhe chamavam jacobino da Real Câmara.

Os músicos, menos os tocadores de violoncelo, erguiam-se. O regente, de casaca, fazia frente à retaguarda e ficava de braços caídos. O hino nacional não precisava dirigido.

O chamado rabecão-guia, nesse tempo a cargo do notável contra-pontista Cunha e Silva e colocado junto ao Maestro, até esse se virava para o camarote real voltando as costas aos executantes, porque o hino da carta e o hino privativo D'el-rei D. Luís - tocavam-se ambos - não careciam de ser guiados.

Mal acabava de soar o último compasso o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa de casaca e faixa azul e branca assentando sobre uma barriga tremenda, erguia o chapéu para dar vivas correspondidos por toda a gente. (1)

Começava depois o espectáculo.

No camarote de gala as Pessoas Reais sentadas. tinham por detrás de cada poltrona um dignitário de pé. Lembro-me de ver meu Pai de farda chamada rica e grã-cruz, também de pé é com as mãos encostadas ás costas da cadeira real.

No camarote real dos dias simples estavam as damas da Rainha com os tais vestidos chamados. fardas. Em frente a Senhora Condessa de Edla num camarote propriedade do Augusto Esposo. (2)

Não era costume aparecerem os rapazotes e muito menos os rapazinhos nas récitas de gala, consideradas cerimónias da Corte e especialmente nas duas primeiras ordens de camarotes. O aparecimento dum menino era um escândalo, quase um crime de lesa etiqueta, mas o Daupias, não se importava com isso e levava-me para sua frisa n.º 10. Meu Pai fechava os olhos, mas quando os abria gostava de me ver.

Num intervalo não resisti à tentação de ir ao corredor da 1.ª ordem espreitar para o salão traseiro ao camarote grande, mas veio de lá um áulico de fardalhão e comendas, indignado - e com razão - de me ver ali e mandou-me embora. Como eu recalcitrasse ameaçou-me com um puxão de orelhas.

Fez bem em não realizar a ameaça porque teria levado um pontapé numa canela. Era a minha defesa quando os mais fortes me agrediam e foi-me ensinada pelo guarda-portão Bernardo que não se cansava de me repetir: «um bom pontapé nas canelas deixa marca para sempre».

Pelo que me lembra e por aquilo que tenho ouvido dizer, fui com certeza um menino por vezes desagradável, mas havia no entanto quem me quisesse bem.

E não guardo o menor rancor aos que comigo implicaram e por vezes tão rudemente...

«Perdono á tutti» como o Rigoleto. O que não posso é esquecer porque ainda não morri nem tão pouco tenho por enquanto os miolos inteiramente amolecidos.

*

* *

A etiqueta mandava que nas récitas de gala não houvesse manifestações de agrado ou desagrado – nem palmas nem pateada.

Por isso aos artistas agradava o debute nessas noites. Temiam o público de Lisboa famoso em apreciações manifestadas com os pés.

A notabilíssima cantora Borghi Mamo impôs uma vez a sua estreia em S. Carlos numa noite de gala com medo das botas e sapatos dos entendedores lisboetas.

Chegou a haver no nosso teatro lírico verdadeiras batalhas degenerando em pancadaria rija corpo a corpo.

No tempo da contralto Pasqua e da soprano De Réske, ambas elas notabilíssimas artistas, deram-se na plateia refregas de bordoada com intervenção da polícia, porque os admiradores duma pateavam a outra. Numa dessas refregas foi derrubado e moído com pisadelas o tranquilo Conde de Mesquitela (mais tarde Duque de Albuquerque) que nada tinha com o caso e era já um velho por sinal bondoso e pacífico.

(1) José Gregório da Rosa Araújo se chamou o popular e benemérito presidente da Câmara Municipal de Lisboa nessa época.

Era filho de Manuel José da Silva Araújo, natural de Famalicão e de D. Eulália Rosa da Silva (lisbonense).

Foi ele quem teve a ideia de substituir o Passeio Publico pela actual Avenida da Liberdade, mas parece que aos alfacinhas lhes deu de repente um ataque de saudades do velho recinto gradeado, de belas sombras e recordações, chegando a haver protestos e até motins contra o inteligente projecto. Foi necessário a guarda municipal proteger os operários que principiaram a demolição das grades em 24 de Agosto de 1879. O próprio Presidente teve de ir para casa escoltado pela cavalaria. Os trabalhos foram dirigidos pelo engenheiro António Maria de Avelar.

O primeiro enterro que teve licença de passar pelo centro da Avenida da Liberdade foi o do próprio José Gregório da Rosa Araújo (Janeiro de 1893).

Os candeeiros da iluminação pública estavam todos cobertos de crepe.

Rosa Araújo, disforme no físico, era todavia, o dono dum formoso coração e duma alma bem formada.

Mãos largas para tudo e para todos, deu cabo duma boa fortuna com a maldita politica e com a prática do bem.

Foi dedicadíssimo a El-Rei D. Luís que muito o distinguiu. Tenho notícia de correspondência curiosíssima entre o Poder Moderador e o presidente do Município.

O pai de Rosa Araújo fundou em 1840 na então travessa de São Nicolau, hoje rua, uma confeitaria que passados anos se mudava para defronte, onde está ainda hoje e com o mesmo nome.

Era da porta dessa confeitaria que o velho Araújo chamava os rapazinhos para lhes dar um rebuçado dizendo-lhes: «toma lá um cócó».

Daí lhe veio a alcunha que passou para o filho benemérito e para uns pastéis de ovos envolvidos em massa folhada papirácia.

Durante muitos anos os famosos e deliciosos pastéis de ovos, vulgo pastéis de cocó, foram exclusivo da confeitaria, Rosa Araújo mas hoje fazem-se em varias casas de Lisboa e numa do Porto.

Até os há em Madrid iguais aos de cá. Falo-os um pasteleiro português chamado Martinho e aos pastéis chamam-lhes lá Glorias de Portugal.

Estas informações e outras ainda mais interessantes, mas de carácter privado, me foram dadas pelo meu velho e bom amigo Isidro Mendes da Silva que durante muitos anos foi empregado, e amigo dedicado dos Araújo pai e filhos e por fim proprietário da casa. 

(2) Este camarote é no fim de contas uma tribuna grande (ocupando o espaço de dois camarotes) que duma residência particular, encravada no edifício, deita para a sala da Ópera.

Por detrás dessa tribuna há duas salas e mais quartos com janelas para o ar livre e uma escada de pedra conduzindo a um vasto rés-do-chão com portão para a rua Serpa Pinto e onde podem recolher carros.

O camarote com os anexos pertenceu primitivamente à família Quintela e por morte do Conde de Farrobo, membro dessa família, foi comprado por El-Rei D. Fernando que o deixou a sua Esposa. Esta Senhora vendeu-o à Senhora Condessa de Penha Longa, passando por morte desta para seu sobrinho e herdeiro o actual Visconde dos Olivais, meu velho amigo e também avó dalguns dos meus netos.

Actualmente o camarote grande está dividido em dois pequenos. 

Fonte:
Tomás de Melo Breyner,
Memórias do Professor Thomaz de Mello Breyner, 4.º conde de Mafra ..., vol. I: 1869-1880
Lisboa, Parceria António Maria Pereira, 1930,
págs.318-322.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub